QUEM SOMOS

Valquíria Pereira Tenório

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com bolsa FAPESP. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Pittsburgh de 18/12/2007 a 05/09/2008 sob a orientação do Prof. Dr. George Reid Andrews com bolsa CAPES. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (2005) com bolsa CAPES e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (2001). Atualmente está na direção do Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior (IMMES). É pesquisadora do grupo UFSCar/CNPQ Cultura, violência e poder, sob a coordenação do Prof. Dr.Karl Martin Monsma e pesquisadora associada do NUPE (Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, memória, história oral, festa. Tem coordenado diversos cursos de formação de professores na lei 10.639/03 com patrocínio do PROAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Vera Regina Rodrigues da Silva

Professora adjunta I na área de Humanidades (antropologia) da UNILAB- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Membro do Grupo de Pesquisa Oritá e Coordenadora da Linha de Pesquisa "Identidades e Políticas Públicas". Doutora em Antropologia Social pela USP - Universidade de São Paulo (2012) ; Mestre em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Bacharel em Ciências Socias (2004) pela mesma instituição. Ex-Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford (2007); Experiência docente: SENAC (SP), URCAMP Universidade da Região da Campanha (RS) e Faculdade Montserrat (RS). Realizo pesquisas com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, relações etnicorraciais, atuando principalmente nos seguintes temas: quilombos, políticas públicas, educação, racismo, relações etnicorraciais e cultura.