terça-feira, 24 de maio de 2016

Reencontros, pesquisa e desafios

Valquíria Tenório é professora, doutora em Sociologia e pesquisadora de cultura,  história e educação na temática etnicorracial.

Como é bom reencontrarmos lugares, cheiros, pessoas, olhares que durante muito tempo não tínhamos a oportunidade de encontrar. Como é maravilhoso saber que os amigos, mesmo com a distância física e temporal, continuam tão presentes em nossas vidas. E mais, como é importante, novo e saboroso apresentar para meu filho esses amigos e os lugares em que vivi, dos quais tenho tantas lembranças boas. Essa é a sensação que vivencio nessa semana em viagem à cidade de Pittsburgh, nos EUA. Uma mistura de resgate de antigas sensações com a efervescência de novas experiências.
Estou na cidade, oito anos após a temporada que vivi aqui como estudante de doutorado, para uma série de reuniões e para participar de um congresso internacional. Sou muito agradecida pela oportunidade que tive de fazer parte de meu doutorado na Universidade de Pittsburgh em 2008, tendo como orientador no exterior, o Prof. Dr. George Reid Andrews, que me recebeu com cuidado e atenção, sendo agora parte de minha história juntamente com meu orientador no Brasil o Prof. Dr. Karl Martin Monsma, pesquisador minucioso, orientador e amigo para a vida toda.
Tenho dito para meus alunos que viajar, conhecer outros lugares, pessoas, ideias, culturas é algo enriquecedor e capaz de nos transformar, principalmente, se estamos dispostos a conhecer outras realidades e nos livrar dos preconceitos. Para mim, morar em outro país foi um desafio e um aprendizado enorme devido a distância, saudades de casa, por ter que me comunicar em outra língua, porém rico em amizades, conquistas, dificuldades vencidas. Há muitas oportunidades quando estamos no ensino superior e espero que elas não desapareçam.
Enquanto acadêmica sou fruto dessas oportunidades. Agências de fomento à pesquisa têm sofrido tremendos cortes de verbas e passam a atender cada vez menos pesquisadores, restringindo suas iniciativas e redefinindo suas prioridades de estudo e pesquisa. Conhecer outros lugares e pessoas, ter a oportunidade de vivenciar outras experiências, nos faz mais afeitos a entender as diferenças e compreender a diversidade, bem como a nós mesmos.