terça-feira, 9 de agosto de 2016

Iniciativas necessárias de reflexão da temática etnicorracial

Valquíria Tenório é professora do IFSP campus Matão, doutora em Sociologia e pesquisadora de cultura, história e educação na temática etnicorracial.

Essa semana vou aproveitar esse espaço para divulgar uma iniciativa que será realizada no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) campus Matão e que já havia mencionado, anteriormente, para vocês. Trata-se do “Curso História e Cultura Africana e Afrobrasileira” direcionado para a formação de docentes, diretores, coordenadores, comunidade escolar, mas também estudantes de licenciatura e demais interessados pela temática. É sempre uma oportunidade de concretizarmos, cumprirmos a lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira em todos os níveis de ensino no país. Tivemos depois uma modificação nessa lei para incluir também a temática indígena com a aprovação da 11.645/08.
Cursos de formação como esse são importantes para a sensibilização de toda a comunidade escolar diante da temática da história e cultura africana e afrobrasileira, diante da temática da discriminação, e configuração do racismo no Brasil. No entanto, mais do que trazer bibliografias esse curso visa promover um espaço de intensa discussão de como devemos refletir sobre esses temas em nossas aulas, com nossos alunos, de como estamos ou não sensíveis e cientes da omissão e invisibilização dessa história. Discutiremos ainda como a escola tem um papel fundamental para repensarmos esses temas, para enfrentarmos o que a sociedade tem exposto, cotidianamente, em postagens nas mídias sociais, em piadas, em preconceito e ignorância.
Mais da metade da população brasileira se considera negra, e aqui esse conceito reúne aqueles que se identificaram como pretos ou pardos nos censos do IBGE, mas sua representatividade na história se encerra no período escravista ou como contribuições na cultura.  Há muito mais para compreendermos além desses dois pontos. Precisamos ter oportunidades e disposição para discutir isso.
Aqueles interessados em participar do curso devem fazer inscrição online de 08 a 13 de agosto no endereço http://mto.ifsp.edu.br . É necessário preencher um formulário e depois fazer a matrícula a partir do dia 15 de agosto, serão 50 vagas. O curso é inteiramente gratuito e as aulas ocorrerão aos sábados em datas previamente estabelecidas, iniciando no dia 20 de agosto, das 8h às 13h. Teremos a participação de pesquisadores e estudiosos renomados em cada um dos temas propostos para discussão.  
        Nos últimos anos, tenho realizado outros cursos em moldes similares a esse e posso dizer que a oportunidade de dialogarmos e trocarmos experiências é fabulosa e tem propiciado novas reflexões sobre nossas práticas docentes.