terça-feira, 13 de setembro de 2016

Carta Compromisso

Valquíria Tenório é professora do IFSP campus Matão, doutora em Sociologia e pesquisadora de cultura, história e educação na temática etnicorracial.

Desde abril de 2015, Araraquara tem uma Comissão Local da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil aos moldes da Comissão Nacional criada pelo Conselho Federal da OAB em novembro de 2014. O objetivo dessa comissão tem sido evidenciar a necessidade de recontarmos nossa história, recontar a história da escravidão no Brasil trazendo uma outra perspectiva que possa apresentar o protagonismo e agência daqueles que foram escravizados.
Busca-se ainda a obtenção de registros históricos esquecidos em arquivos, cartórios, igrejas que possam trazer nomes, idades, naturalidade dos escravizados, ou seja, trazer à tona suas histórias e, talvez, construir uma nova narrativa. Essa comissão tem se reunido regularmente desde o ano passado, propiciado formação para as pesquisas em andamento, debate entre seus membros, aproximação e união, para um bem comum, entre diversas entidades que atuam contra o racismo.
Por entender a importância de seu trabalho e por temer o retrocesso das conquistas alcançadas na cidade que a Comissão decidiu escrever e entregar uma Carta Compromisso para o combate ao racismo e promoção da igualdade racial aos candidatos e à candidata à prefeitura de Araraquara. Tal documento partiu da Comissão, mas trata-se da concretização de ideias, conquistas, demandas de diversas entidades e suas lideranças.
Durante os últimos dias, a referida carta tem sido apresentada aos candidatos e tem encontrado terreno para se concretizar. É evidente que estamos em momento de campanha eleitoral, onde todo terreno é fértil, mas caberá a toda a comunidade lembrar aos eleitos os compromissos assumidos. A construção de compreensão para se lidar com as temáticas étnico-raciais é algo constante e importante não apenas para a população negra, mas para a toda a sociedade, afinal todos ganham quando conseguimos estabelecer uma sociedade mais justa e menos desigual.
Nos próximos dias 12 a 15 de setembro, a partir das 19h15, ocorrerá na UNIARA, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, o Ciclo de Estudos Políticos com o tema Eleições 2016. Nos dias 13 a 15 os candidatos à prefeitura terão a oportunidade de apresentar seus programas de governo aos estudantes da instituição e para a comunidade em geral. A Comissão aproveitará a oportunidade para colher as assinaturas das Cartas de Compromisso previamente apresentadas aos candidatos.
           Araraquara novamente se coloca na vanguarda com uma Comissão atuante e preocupada não apenas em recontar um passado, mas também de escrever um novo futuro possível.