terça-feira, 14 de março de 2017

A arte para a vida

Valquíria Tenório é professora do IFSP campus Matão, doutora em Sociologia e pesquisadora de cultura, história e educação na temática étnico-racial.

               A arte pode e deve ser um caminho importante para refletirmos sobre a vida, sobre o mundo em que vivemos, sobre o nosso tempo histórico, suas perspectivas e mudanças, sobre o tempo como um condutor legítimo de nossa existência e destino.  A arte é poderosa! Quando se entranha na alma da gente pode causar um furor, um êxtase, pode abalar as certezas antes inquestionáveis. É isso que senti ao participar da Aula Inaugural da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” aqui em nossa cidade no último sábado dia 11 de março. Vivi uma possibilidade múltipla de contato com diferentes linguagens artísticas: teatro, dança, artes visuais, música, um verdadeiro deleite para um momento de tantos desgostos que tenho e temos vivido nesse Brasil e no mundo.
        Melhor ainda conhecer um pouco da trajetória da escola, de seu projeto pedagógico, de sua responsabilidade, saber que está completando 15 anos de existência e ver os muitos frutos já colhidos e tantas sementes plantadas. Se não houve um direcionamento para uma carreira artística ao fim dos 6 anos de participação na escola, há sempre uma direção certeira, um compromisso de toda a equipe em viabilizar “o acesso aos bens culturais e artísticos”, a formação completa daqueles que nela estão e, para além dela: suas famílias e toda a nossa comunidade. Ao ingressarem na escola os(as) jovens vivenciam um espaço aberto ao diálogo, liberdade de se colocar e pensar de maneira mais autônoma, de traduzir suas reflexões nas diversas linguagens artísticas da escola. Com certeza, um projeto inovador de educação quando se iniciou e ainda hoje, pois atua para que a comunidade receba/tenha/enxergue jovens lúcidos(as) do mundo que os(as) cercam, oferece, a meu ver, condições de emancipação, de ser no mundo de maneira mais completa.
  Meu coração se encheu de alegria ao ter a oportunidade de assistir as apresentações de alunos(as) já formados(as), as quais renderiam outros artigos tal a força, talento, energia! Sou, desde criança, uma entusiasmada com a linguagem teatral, gosto de ver o palco, a projeção vocal, gosto de pensar nos bastidores, tenho fascínio mesmo pela maneira como atores e atrizes se transformam e nos transformam no exercício de sua arte, como conseguem transmitir com o corpo, voz, cenário uma história, uma mensagem, uma angústia, uma esperança.
  Nas apresentações que pude ver, nas falas oficiais, na apresentação dos novos(as) alunos(as), na vibração dos familiares pude vivenciar um diálogo profícuo entre todas as linguagens artísticas, um entrosamento daqueles que fazem a escola acontecer e a comunidade.
              Vida longa à escola “Iracema Nogueira” e toda sua primorosa equipe. Que nos próximos 200 anos de Araraquara tenhamos ainda mais arte para a vida!